Skip to main content

Quando o assunto é saúde bucal, isso não se resume aos dentes. Além da arcada dentária, priorizar o cuidado com a gengiva é outro aspecto importante para manter a boca saudável, livre de doenças e incômodos.

Neste conteúdo explicaremos detalhes sobre a gengiva, os problemas que podem surgir nesse tecido, as principais causas, sintomas e os cuidados básicos para a prevenção.

Como é a estrutura da gengiva

Antes de explicar sobre as doenças mais comuns que surgem na gengiva, é necessário entender mais sobre a sua estrutura.

A gengiva é um tecido epitelial que recobre o suporte ósseo dos dentes, o chamado osso alveolar. Esse tecido faz parte da mucosa oral, que é o revestimento úmido da cavidade bucal.

Desse modo, a gengiva é um tecido macio e cheio de fibras, coberto por uma pele fina. Ela tem uma textura parecida com a de uma casca de laranja, com pequenos pontos.

Por isso, se a gengiva mudar de forma, de cor (ficar mais vermelha ou roxa) ou de tamanho (inchar), tenha atenção, pois esses podem ser sinais de alguns problemas, os quais vamos explicar melhor adiante.

Principais doenças da gengiva

Como já explicamos, a gengiva é uma parte crucial da boca e possui cor, tamanho e textura específicos. A partir do momento em que mudam essas características, existe a possibilidade de que ela esteja doente.

Algumas das doenças mais comuns que afetam a gengiva são:

Gengivite

A gengivite é a inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos na forma de placa bacteriana, e é o primeiro estágio da doença periodontal — infecção que atinge a gengiva e os tecidos que sustentam os dentes.

Nesse sentido, os sintomas mais frequentes da gengivite são: inchaço, vermelhidão e sangramento da gengiva ao escovar os dentes e comer.

Além disso, a gengivite ocasiona o afastamento da gengiva dos dentes, criando pequenos espaços ou bolsas. Estes podem acumular mais bactérias e piorar o quadro, levando à sensibilidade dentária ou à periodontite.

Periodontite

Quando a inflamação da gengiva não é tratada da forma correta, é possível que ela evolua para a periodontite, cujos sintomas são mais severos que os da gengivite.

Ou seja, ela surge quando as bactérias da placa se espalham e atingem a parte mais profunda da gengiva, na estrutura dos ligamentos, tecidos e ossos que sustentam os dentes.

Por afetar essa estrutura fundamental da gengiva, um dos principais sintomas da periodontite é o comprometimento da sustentação dos dentes, o que é capaz de resultar em perdas dentárias.

Mais do que provocar essa falta de sustentação, esse problema ainda facilita a entrada de bactérias na corrente sanguínea e ocasiona outros tipos de infecção no corpo, inclusive no coração.

Sinais de alerta com a saúde da gengiva

O hábito diário de escovar os dentes, muitas vezes, quando gera alguma dor ou desconforto, pode passar despercebido.

Isso acontece porque, diante do ritmo acelerado do dia a dia, até mesmo a higiene bucal torna-se uma atividade que acaba sendo feita com rapidez. Assim, não existe tempo para prestar atenção nos incômodos causados pela escovação.

No entanto, apesar disso, atente-se aos sinais de que algo não está bem com a gengiva. A seguir listamos alguns deles:

  • Sangramento: esse é o sintoma mais frequente em problemas na gengiva. Pode acontecer principalmente ao escovar os dentes ou utilizar o fio dental;
  • Retração: a retração na gengiva ocorre quando a raiz do dente fica visível acima da gengiva, e isso deixa o dente mais sensível;
  • Inchaço e mau hálito: esses são mais dois sintomas que demonstram uma inflamação na gengiva.

Dicas para evitar problemas na gengiva

Agora que você já conhece os principais problemas na gengiva e os sinais de alerta, saiba quais são os hábitos essenciais para cuidar desse importante tecido do corpo.

Escove os dentes e use o fio dental todos os dias

Parece óbvio, mas muitas pessoas não mantêm uma rotina adequada de escovação e de uso do fio dental.


Se a gengiva sangrar durante a escovação, é necessário buscar o auxílio de um dentista para um diagnóstico mais aprofundado. Lembre-se de que só o dentista pode tirar a placa bacteriana por meio de uma limpeza para remover o tártaro.

Neste artigo você saberá mais sobre higiene bucal.

Tenha cuidado durante a escovação

Muitos acreditam que uma limpeza adequada nos dentes demanda força e pressão na escova de dentes.

Entretanto, o ideal é não ter pressa nem força na hora da escovação. Isto é, o indicado é fazer movimentos circulares e curtos, utilizando uma escova de cerdas macias e que não machuquem a gengiva.

Se a sua gengiva dói ou sangra com frequência na escovação, converse com a equipe da Naturale Odontologia para discutirmos juntos as possibilidades de tratamento.

Leave a Reply