Skip to main content
Cuidados Bucais

Câncer de boca: o papel do dentista no diagnóstico

By 29 de abril de 2024No Comments5 min read

A boca é responsável pela alimentação e pela fala, mas também revela mais sobre a saúde geral do corpo. O seu aspecto e determinados sintomas são capazes de indicar até mesmo doenças graves, como o câncer de boca.

Esse tipo de tumor se desenvolve nos lábios, língua, bochechas, palato, gengiva ou orofaringe. O câncer de boca é uma doença que pode afetar a qualidade de vida, dificultar a mastigação, deglutição e também a respiração.

Além disso, em alguns casos, o câncer afeta outras partes do corpo, como os linfonodos do pescoço, pulmões, fígado e o cérebro.

Portanto, é extremamente importante realizar um acompanhamento da saúde bucal que consiga identificar doenças graves em seu estágio inicial. A seguir explicaremos melhor como isso acontece na prática.

A necessidade de consultas regulares com o dentista

Muitas vezes, a ida ao dentista acontece por conta de algum sintoma, desconforto ao mastigar ou a necessidade de correção da posição dos dentes. Mas essa não é a forma mais adequada de cuidar da saúde da boca.

De acordo com Tricia Quartey-Sagaille, porta-voz da American Dental Association (ADA), duas visitas por ano no dentista são o ideal, mas algumas pessoas precisam de mais que isso. Ela explica que muitos deixam de ir ao consultório porque não sentem dores e entendem que, por conta disso, não há nada de errado.

Contudo, esse pensamento afasta os pacientes de diagnósticos urgentes, já que o câncer de boca, por exemplo, pode ser identificado em consultas de rotina.

O Brasil, segundo dados de 2020 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o país com a maior taxa de incidência da América do Sul: são 3,6 casos a cada 100 mil habitantes, e apresenta a segunda maior taxa de mortalidade, com 1,5 morte por 100 mil habitantes.

Nesse sentido, priorizar idas regulares ao dentista para identificar sintomas é o mais indicado para rastrear o câncer de boca e começar o tratamento quanto antes. Isso permitirá um maior sucesso no rastreio do tipo de câncer e no tratamento, inclusive em estágios assintomáticos.

Quais são os principais sintomas do câncer na boca?

Durante as consultas regulares, o dentista consegue visualizar a cavidade bucal minuciosamente enquanto o paciente relata possíveis sintomas.

O Ministério da Saúde aponta os sintomas abaixo como os principais relacionados ao câncer de boca:

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) ou na mucosa jugal (bochecha);
  • Nódulos (caroços) no pescoço;
  • Rouquidão persistente.

Em casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:

  • Dificuldade para mastigar e engolir;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de algo preso na garganta.

De que forma é realizado o diagnóstico de câncer de boca?

Antes de tudo, até mesmo da ida ao dentista, o diagnóstico do câncer de boca pode começar com o autoexame. Você deve observar a sua boca com frequência, usando um espelho e uma boa iluminação. Nessa observação, busque alterações na cor, feridas, manchas, caroços, inchaços e sangramentos que persistam por mais de 15 dias.

Dessa forma, se perceber algum desses sinais, procure um dentista ou marque uma consulta médica assim que possível. Uma vez que o dentista é o profissional capacitado para fazer exames clínicos na boca, ele observará lesões suspeitas, solicitará exames complementares e fará o encaminhamento para um profissional especialista.

Em qual dentista fazer consultas de rotina?

Para que doenças mais graves sejam identificadas na fase inicial, como o câncer de boca, é preciso manter a regularidade nas consultas. No entanto, encontrar o dentista ideal pode ser uma escolha complexa para muitas pessoas, pois isso envolve diversos fatores.

Em primeiro lugar, é importante sentir acolhimento já no primeiro contato com a clínica e ter suas dúvidas respondidas com agilidade. Esse atendimento inicial ainda explicará sobre as especialidades disponíveis, o que facilita na escolha do profissional. 

Não apenas essa agilidade é fundamental, mas a estrutura da clínica também precisa ser adequada, pois comprova que a equipe de profissionais busca oferecer o melhor para seus pacientes. Neste conteúdo falamos mais sobre os indicadores que demonstram se uma clínica oferece ou não alta qualidade no atendimento.

Aqui, na Naturale Odontologia, temos uma equipe especializada para você realizar as suas consultas regulares com tranquilidade. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e agende uma avaliação.

Leave a Reply