Skip to main content
Sem categoria

Quais alimentos deixam os dentes amarelados? + Dicas

By 6 de março de 2024No Comments5 min read

O sorriso é nosso cartão de visitas. Muitas vezes, é com ele que conseguimos transmitir sentimentos que ultrapassam a necessidade da fala.

No entanto, com o passar dos anos e alguns hábitos que interferem na aparência, os dentes começam a perder sua cor branca característica. Essa perda pode causar desconforto e constrangimento ao sorrir.

Com o intuito de nos aprofundarmos neste assunto, preparamos uma lista com 5 alimentos que mancham os dentes. Também separamos algumas dicas para ajudar você a manter seus dentes mais brancos por mais tempo.

1. Café

A maioria das pessoas recorre ao café como a primeira bebida do dia e em outros momentos, principalmente quando o sono bate. Contudo, seu consumo, ao longo dos anos, pode deixar os dentes escurecidos


Isso acontece porque o café é um alimento cromogênico. Ou seja: suas moléculas escuras se depositam sobre os dentes e, com o passar do tempo, penetram a dentição e se fixam à estrutura dental, causando o aspecto amarelado.

Para evitar o escurecimento nesse caso, uma possibilidade é beber sempre bastante água. Ainda, comer uma maçã ajuda a neutralizar o pH e aumentar a formação de saliva na boca.

2. Doces 

Doces como balas, sorvetes, bolachas e outras opções ricas em açúcar também contribuem com o amarelamento dos dentes

Visto que as bactérias da boca transformam os resíduos de açúcar em ácidos, estes, por sua vez, prejudicam o esmalte dentário, provocando manchas no dente. Então, optar por doces menos açucarados e sem corantes é uma dica interessante para evitar manchas, assim como escovar os dentes — mas não imediatamente após as alimentações.

O recomendado é aguardar, no mínimo, 30 minutos após finalizar as refeições. Afinal, esse é o período que a saliva precisa para neutralizar o pH da boca, que foi alterado pelos alimentos e bebidas consumidos. 

Saiba mais sobre esse tema neste artigo: 7 mitos e verdades sobre higiene bucal.

3. Alimentos ácidos 

Muitas pessoas gostam de alimentos com sabor ácido, mas eles também podem contribuir para o aspecto amarelado dos dentes

Comer alimentos ácidos com frequência desmineraliza o esmalte dentário, que fica mais fraco e descolorido. Abacaxi, laranja, kiwi e frutas vermelhas estão na lista de frutas ácidas com esse efeito.

Entretanto, não é necessário cortá-los da dieta completamente, mas sim equilibrar o consumo com outras frutas menos ácidas. Por exemplo: maçã, pêssego e melancia.

4. Vinhos

O vinho, principalmente o tinto, possui alta concentração de polifenóis, que são compostos orgânicos encontrados em alguns alimentos. A presença desses polifenóis faz com que a saliva diminua, deixando os ácidos em forte contato com os dentes, boca e gengiva.

Por outro lado, a escolha por vinhos brancos torna-se uma boa opção, pois são menos agressivos para os dentes e igualmente saborosos.

5. Chás

Quem não gosta de beber café, geralmente opta pelos chás para tomar no café da manhã e durante o dia. 

Mas é importante ressaltar que essa bebida também é uma das causadoras de manchas nos dentes. Isso porque contém substâncias chamadas taninos, uma das responsáveis por gerar o aspecto amarelado

Com efeito de amenizar essa capacidade de amarelar a arcada dentária, uma dica é acrescentar um pouco de leite junto ao chá, por conta da caseína. Assim é possível neutralizar os prejuízos trazidos pelos taninos. 

Todos os alimentos que listamos até aqui impactam os dentes com o seu consumo e, além disso, conforme a idade avança, os dentes ficam mais amarelos naturalmente. O que causa isso é a diminuição da espessura do esmalte dentário e o aumento da exposição da dentina, que é mais amarelada.

Portanto, priorizar a higiene bucal e visitar o dentista regularmente são formas de evitar esse processo de amarelamento. 

Busque auxílio profissional para lidar com o aspecto amarelado dos dentes

Como você viu acima, são diversos os alimentos que causam manchas nos dentes. Porém evitá-los é uma tarefa extremamente complexa — e quase impossível.

Mas a boa notícia é que, para lidar com esse problema, existem tratamentos disponíveis que conseguem devolver o aspecto branco dos dentes com rapidez e segurança.

O clareamento dental é um deles, pois tem como objetivo deixar os dentes mais brancos, removendo as manchas e pigmentos que alteram sua cor natural. 

Ele é feito com a aplicação de um gel clareador, composto por substâncias químicas, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio. Essas substâncias liberam oxigênio dentro do dente, que quebra as moléculas grandes e escuras causadoras do escurecimento.

Enfim, se você quiser saber mais sobre as possibilidades disponíveis de tratamento, como é o caso do clareamento dental, entre em contato com a equipe da Naturale Odontologia.

Leave a Reply