Skip to main content
Sem categoria

7 mitos e verdades sobre os sisos

By 6 de março de 2024No Comments5 min read

Os dentes do siso, ou também conhecidos como “dentes do juízo”, são os últimos molares a se desenvolver, normalmente entre 16 e 20 anos.

Esses quatro dentes, dois na arcada inferior e dois na superior, situam-se atrás do segundo molar e podem causar problemas quando não há espaço suficiente na boca. Então, pensando nisso, abordaremos mitos e verdades sobre os sisos a seguir.

Mito ou verdade?
Todo mundo um dia vai precisar tirar os sisos

Mito! O dentista é o profissional indicado para explicar sobre cada caso em específico, mas não existe uma obrigatoriedade em relação à retirada.

Sintomas como dor, desconforto ou dentes tortos podem exigir a extração, mas só o dentista é capaz de avaliar, pois cada caso é diferente. Algumas pessoas, por exemplo, têm espaço para os quatro sisos e não sentem dor quando eles começam a crescer.

Dessa forma, o mais indicado é fazer o acompanhamento com um profissional, que irá avaliar radiograficamente a posição dos sisos. Curiosidade: extrair esses dentes o quanto antes pode facilitar sua retirada, pois a raiz estará menos formada.

Mito ou verdade?
Se retirar o siso de cima, o inferior também precisará ser removido

Mito! A extração do siso superior não implica necessariamente na remoção do inferior.

Em alguns casos, extrair ambos é necessário para evitar problemas como cáries, inflamações ou desalinhamento. Contudo, em outras situações, é possível manter os sisos opostos, caso eles não estejam causando nenhum desconforto ou interferindo na mordida.

Portanto, não há uma regra que sirva para todos os casos. O ideal é consultar um dentista para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento. Com a leitura deste artigo você entenderá melhor sobre a necessidade de extração do siso.

Mito ou verdade?
Os sisos de algumas pessoas nunca irão nascer

Verdade! Muitas pessoas nascem sem o chamado germe dentário — a estrutura que proporciona o nascimento de qualquer dente. Logo, essa ausência pode ser total ou parcial, ou seja, é possível ter apenas um, dois ou três sisos.

Mito ou verdade?
Os sisos entortam outros dentes da boca

Mito! É incorreto afirmar que, quando crescem, os sisos têm a capacidade de entortar todos os outros dentes. No entanto, como são os últimos a irromper na cavidade bucal, os sisos podem afetar o alinhamento de alguns dentes, mas dificilmente os da frente.

Nesses casos, pode haver a indicação da extração, assim como o tratamento ortodôntico, que corrigirá a má oclusão. Saiba mais sobre as possibilidades de tratamento ortodôntico neste artigo.

Mito ou verdade?
Os sisos podem ser extraídos antes de nascer

Verdade! Extrair os sisos antes mesmo do nascimento deles é possível por conta de técnicas cirúrgicas avançadas que permitem alcançar o dente ainda dentro do osso. Uma vez que são retirados antes, a extração torna-se mais simples e existem menos desconfortos do que esperar o dente irromper na gengiva.

Certos exames de imagem — como radiografias e tomografias — solicitados pelo dentista indicarão a possibilidade de retirada do siso antes de ele nascer.

Mito ou verdade?
É preciso repousar depois da extração de um dente do siso

Verdade! A remoção dos sisos acontece em um processo cirúrgico e, por conta disso, o repouso é recomendado após a extração.

Nesse ponto é importante entender que a complexidade na cirurgia de retirada pode variar, e é justamente essa variação que demanda mais ou menos descanso no pós-cirúrgico.

Mito ou verdade?
O siso é o dente mais difícil de extrair

Mito! A extração do siso não é necessariamente mais difícil do que a de outros dentes. Tudo depende da situação de cada paciente e do posicionamento do dente na arcada dentária.

A falta de espaço na boca para o dente nascer, presença de cárie, infecções e mau posicionamento são fatores que complicam a extração do siso.

Entretanto, apesar dessas possíveis complicações, não é verdade que o siso é o dente mais difícil de extrair. Ele pode ser removido com tranquilidade, desde que o paciente siga as orientações do dentista e os cuidados pós-operatórios.

Você quer entender melhor o seu caso? Então entre em contato com a Naturale Odontologia para agendar uma consulta.

Leave a Reply