Insegurança ou apreensão antes de uma consulta odontológica. Se você nunca sentiu, decerto conhece alguém que sofre com isso. Geralmente o receio é causado por alguns fatores limitantes, como aversão a dor, fobia a agulha, entre outros.

Mas na maioria das vezes a causa tem relação com algum trauma de infância ou com uma experiência negativa por conta de um atendimento realizado de maneira inadequada.

Na prática, sabemos que o hábito de ir ao dentista tem tudo para ser benéfico e, acima de tudo, saudável para qualquer pessoa. Por isso, preparamos uma série de dicas fundamentais para que você consiga afastar qualquer tipo de ansiedade e relaxar na cadeira do seu dentista.

1. Faça uma boa escolha

A primeira dica para evitar qualquer tipo de receio é escolher bem seu dentista. A dúvida ou a falta de confiança no profissional pode potencializar a sua apreensão. Por isso, dê preferência a um dentista que você já conheça.

Se necessário, peça indicações a familiares e amigos próximos. Com certeza eles farão excelentes recomendações. Por fim, na hora de escolher, valorize certos critérios, como experiência na área e qualidades humanas fundamentais, como empatia e resiliência.

2. Pesquise sobre a carreira do profissional

Hoje, com as ferramentas digitais de pesquisa ao nosso alcance, ficou fácil pesquisar sobre determinado serviço ou profissional. Utilize dispositivos de busca na internet para se informar sobre o dentista escolhido.

Verifique a credibilidade da clínica da qual ele faz parte, acesse o site, redes sociais e leia os comentários, por exemplo. Ter referências positivas gera tranquilidade. Lembre-se: a boa informação é a sua grande aliada para vencer esse bloqueio.

Aliás, outra dica interessante é ler o nosso artigo que fala sobre os indicadores de qualidade de uma clínica odontológica.

3. Faça visitas regulares ao dentista

A frase “Prevenir é melhor do que remediar” também vale para a odontologia. Você sabia que uma simples visita de rotina pode evitar problemas odontológicos mais sérios?

Realizando consultas frequentes e preventivas, seu dentista pode diagnosticar problemas ainda num estágio inicial, evitando, assim, tratamentos mais rigorosos e invasivos.

4. Converse antes da consulta

Como falamos nos tópicos anteriores, empatia e resiliência são valores fundamentais para que o dentista identifique e compreenda a sua insegurança.

Exponha a ele suas preocupações, faça perguntas sobre o tratamento e combine alguns detalhes para que o tratamento ocorra de maneira tranquila, como a necessidade de gesticular caso você sinta dor durante o procedimento.

Ou então, se preferir, peça a ele autorização para usar fones de ouvido. Além de relaxar, uma boa música pode abafar ruídos provocados por certos instrumentos odontológicos.

5. Mentalize as consequências do bloqueio

Você sabia que um tratamento odontológico pode evitar sérios problemas sistêmicos de saúde? Por exemplo, as bactérias provenientes de uma cárie não tratada podem se proliferar no organismo e acarretar outros problemas mais graves, como infecções pulmonares ou até mesmo doenças do coração.

Portanto, o simples fato de evitar um tratamento odontológico pode trazer consequências preocupantes.

6. Avalie consequências pessoais

A decisão de evitar o dentista também pode gerar consequências emocionais. Afinal, dentes não tratados, comprometidos pela ação prejudicial das cáries, podem reduzir a autoestima e causar problemas no convívio social, seja no trabalho ou com amigos.

7. Leve um acompanhante

Peça a alguém próximo para acompanhar você na consulta odontológica. Desse modo você poderá sentir mais segurança, o que torna o procedimento menos estressante.

Palavras de incentivo ou somente a presença de alguém de confiança podem ajudar a amenizar a ansiedade.

8. Conheça os avanços da área

Assim como a medicina, a odontologia também se moderniza constantemente, inovando por meio de técnicas cada vez mais indolores e menos invasivas. Informe-se com o seu dentista sobre esses avanços e conheça todos os recursos que podem tornar seu tratamento mais tranquilo.

Conte com a nossa equipe para esclarecer qualquer dúvida em relação ao assunto. Além do procedimento clínico, o aspecto emocional é sempre levado em conta na clínica Naturale Odontologia, com muita experiência e empatia, para que você receba um atendimento odontológico realmente humano, com foco no seu bem-estar.