Skip to main content

Quando um paciente passa pela perda de um ou mais dentes, o uso de implante dentário é o tratamento indicado para restaurar tanto a aparência do sorriso quanto as funções dos dentes, o que interfere na qualidade de vida da pessoa.

Então, neste artigo você conhecerá mais sobre o tema: o que é um implante dentário, por que recorrer a esse tratamento, quais são os tipos de implantes e como escolher o cirurgião-dentista ideal para você ter o melhor resultado.

Para começar:

O que é um implante dentário?

É um dispositivo pré-fabricado que substitui a raiz natural dos nossos dentes. Os implantes dentários são usados para substituir desde um único dente até uma arcada dentária inteira.

Quando faz sentido investir em implante dentário?

Primeiramente, você precisa saber que recuperar um sorriso por meio do uso de implante dentário vai muito além de estética.

É claro que ter um sorriso maravilhoso e natural eleva a autoestima de qualquer pessoa. Mas recorrer ao uso de implantes quando ocorre a perda de um ou mais dentes representa, também, a melhora na qualidade de vida.

Afinal, sentir conforto para mastigar, conversar e sorrir traz ainda mais benefícios do que ter um sorriso bonito, você concorda?

O que compõe um implante dentário?

Geralmente, os implantes são compostos por três partes que, juntas, recuperam a estrutura completa de um dente:

  1. Parafuso: é a parte que assume a função da raiz. Na verdade, é essa peça que recebe o nome de implante.
  2. Peça intermediária: parte que é fixada ao implante.
  3. Coroa protética: é o dente de porcelana. Ou seja: a parte que nós enxergamos no dia a dia.

O Dr. Thiago Roberto Gemeli, especialista em ortodontia e implantodontia, explica mais sobre implantes dentários no vídeo abaixo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, é o momento de aprender como escolher o cirurgião-dentista especialista para atender às necessidades do seu caso.

Por isso, abaixo listamos 4 dicas que ajudarão você a tomar essa decisão tão importante.

1. O cirurgião-dentista precisa estudar a fundo o seu caso

Antes de mais nada, o profissional precisa fazer o exame clínico e solicitar os exames necessários para entender, profundamente, todas as características do seu caso. Só assim será possível prosseguir para as próximas etapas, bem como garantir o tratamento ideal — que reabilitará as funções e a estética do seu sorriso da melhor forma.

2. O profissional deve conversar com você sobre os tipos de implantes

Na odontologia, existem três tipos de implantes: hexagonais, cônicos e implantes com conexão morse.

As três opções apresentam suas vantagens. Portanto, o cirurgião-dentista precisa explicar, durante a consulta, quais são as características de cada tipo e definir, junto a você, qual é a melhor alternativa para o seu caso.

3. O cirurgião-dentista precisa avaliar a necessidade de enxerto ósseo

Em alguns casos, o paciente já pode prosseguir para a instalação de um implante dentário, sem precisar de tratamento prévio. Em outras situações — naquelas em que houver perda óssea —, o paciente deverá passar, primeiro, pela etapa de enxerto ósseo.

O cirurgião-dentista identificará essa necessidade nos exames que mencionamos na primeira dica.

4. O profissional precisa estar apto a lidar até mesmo com os casos mais complexos

Às vezes, em casos mais desafiadores, o cirurgião-dentista precisa de uma assistência guiada feita por meio de softwares. Isso significa que a clínica deve oferecer tecnologias avançadas para atender, sempre da melhor forma, todos os casos, de acordo com as condições e complexidades de cada paciente.

Em outras palavras, a cirurgia para a instalação de um implante pode ser previamente guiada por computador. Dessa forma, o dentista identifica, com a ajuda do software, qual será a melhor posição para instalar o implante — com a precisão necessária para o sucesso do tratamento.

Com esse planejamento, o profissional consegue realizar a cirurgia de forma certeira e com agilidade. Por consequência, o paciente passará por um tempo menor de cirurgia, terá uma recuperação pós-cirúrgica mais tranquila e, ainda, alcançará o melhor resultado.

Portanto, para escolher um cirurgião-dentista especialista em implantodontia, você precisa encontrar um profissional que faça você sentir segurança de acordo com essas quatro dicas.

Se você precisa de um dentista em Joinville para o tratamento com implante dentário, converse com a gente pelo WhatsApp, que passaremos todas as informações que você precisa.

Leave a Reply