Skip to main content

Você com certeza já viu na internet e nas redes sociais receitas caseiras “milagrosas” para clarear os dentes. Podem até parecer simples e sem riscos, mas essas técnicas são capazes de prejudicar a saúde, a função e a estética dos dentes.

Mesmo considerando que muitas dessas receitas utilizam ingredientes fáceis de encontrar e que prometem clarear os dentes de forma rápida, as consequências podem ser sérias e, às vezes, irreversíveis.

Como essas receitas caseiras podem prejudicar a estrutura dental?

A causa disso está na forma como os ingredientes usados nesses métodos caseiros agem. Muitos dos itens usados — como bicarbonato, carvão e até cascas de frutas — possuem ação abrasiva e corrosiva.

Para você entender o que acontece com o dente nesses casos, vamos fazer uma comparação. Quando você deseja deixar uma panela de aço inox ou alumínio mais brilhante, você usa uma esponja de aço, certo?

Por meio da ação de esfregar a esponja, a panela retoma seu brilho. Desse modo, a esponja fez um polimento no utensílio, desgastando sua superfície. Ingredientes como bicarbonato de sódio e carvão agem da mesma forma no dente.

É justamente por causa dessa ação abrasiva que a pessoa tem a impressão de que o seu sorriso está mais branco após o uso dessas técnicas caseiras. Mas o que aconteceu, na verdade, foi que esses ingredientes desgastaram a camada superficial do dente — o esmalte —, enfraquecendo essa região e tornando-a porosa.

Existem, ainda, outras consequências decorrentes da abrasão e corrosão dos dentes, como manchas, hipersensibilidade e sangramentos.

Se esses ingredientes agem prejudicando a estrutura dental, como então funcionam os produtos odontológicos desenvolvidos para fazer clareamento?

Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender:

Por que os dentes ficam amarelados?

O que provoca o aspecto amarelado nos dentes são, principalmente, os corantes que estão nas comidas e bebidas. Mas também existem outros fatores, como cigarro, medicamentos e até mesmo predisposição genética.

No caso dos corantes presentes nos alimentos, alguns resíduos desses pigmentos acabam se impregnando tanto na parte superficial do dente quanto em sua parte interna. Então, com o passar do tempo, esses resíduos vão se acumulando e tornando os dentes mais amarelados.

E é na parte interna que o produto odontológico age com mais intensidade.

Como funciona o clareamento dental feito com um produto odontológico?

Por meio de uma reação química, o gel clareador penetra no dente e quebra as moléculas de pigmento, fazendo-as se soltarem. Ou seja: os géis clareadores agem diretamente onde precisam agir.

Assim fica fácil entender por que o clareamento realizado com produtos desenvolvidos especificamente para essa finalidade são muito mais seguros e eficientes, não é mesmo?

Existem dois tipos de clareamento:

  1. Clareamento caseiro

Com o uso de moldeiras, criadas no consultório odontológico, o paciente realiza o clareamento em casa conforme as instruções do profissional. Em geral, a técnica caseira é feita diariamente pelo período de um mês.

  1. Clareamento de consultório

Também conhecido como clareamento imediato, essa modalidade é feita no consultório do dentista com um gel que apresenta concentração muito maior que o gel usado na técnica caseira. Esse método consiste, geralmente, em 3 sessões.

Quer entender melhor qual é o procedimento usado em cada técnica?

A Dra. Elora Casett explica com mais detalhes no vídeo abaixo.

Respondendo as principais dúvidas sobre clareamento dental – Naturale Odontologia

Enfim, qual técnica é a ideal para você?

Para ter essa resposta, você precisa conversar com seu dentista.

Após avaliar a fisiologia dos seus dentes e a sua saúde bucal, esse profissional saberá qual é o melhor produto e o melhor procedimento para o seu caso.

O dentista precisa realizar esse exame clínico e conversar com você sobre os seus objetivos. Somente assim é possível determinar o tratamento de clareamento ideal para você.

Por exemplo: é comum o caso de pacientes que apresentam sensibilidade nos dentes. Dessa forma, a pessoa precisa antes solucionar essa condição, para então proceder ao clareamento com segurança. Cada caso precisa ser avaliado junto ao dentista para que o paciente alcance o melhor resultado, sempre prezando seu bem-estar e saúde.
Você gostou dessas informações? Para saber mais detalhes sobre clareamento dental, você pode nos chamar no WhatsApp. Ficaremos muito felizes em ajudar você a encontrar o melhor caminho para valorizar o seu sorriso.

Leave a Reply