Skip to main content

Começou a birra ou chegou a hora do soninho. Em momentos como esses, é comum que mães e pais deem chupeta para os pequenos se sentirem mais confortáveis ou, então, que as crianças chupem o dedo.

No entanto, é necessário ter atenção caso o hábito de usar chupeta ou chupar o dedo se prolongue por anos, pois existe a possibilidade de trazer riscos à saúde bucal da criança. Nesse sentido, existe a possibilidade de que haja danos que serão notados até mesmo na vida adulta.

Por isso, neste artigo você verá quais são essas consequências. E, claro, mostraremos técnicas para ajudar a acabar com esse costume que é inimigo da saúde bucal das crianças.

Quais são as consequências do hábito prolongado de usar chupeta ou chupar o dedo?

Abaixo listamos três riscos:

1. Desalinhamento dos dentes

Nessa fase da vida, a criança está passando pela etapa de formação dos dentes. Portanto, a pressão constante da chupeta ou do dedo sobre as arcadas dentárias pode interferir no posicionamento dos dentes de diferentes maneiras: empurrando-os para fora, separando-os, fazendo com que se sobreponham ou, ainda, causando outros tipos de oclusão.

Como consequência, é provável que no longo prazo a criança tenha dificuldades na mastigação ou que se incomode com a aparência do sorriso. Desse modo, poderá haver a necessidade de utilizar aparelhos ortodônticos para realinhar os dentes e restabelecer sua funcionalidade.

2. Má formação da mandíbula

Também pela pressão provocada durante o uso da chupeta ou pelo costume de chupar o dedo — como explicamos acima —, esse hábito é capaz de provocar a má formação da mandíbula, que pode se desenvolver de forma desarmônica.

Assim, existe a possibilidade de que a criança tenha problemas que irão além de interferir nas funções de mastigação e deglutição, podendo trazer inclusive dificuldades para a fala e respiração.

3. Infecções e inflamações

Outro problema está relacionado com a higienização. Isso porque usar chupeta ou chupar o dedo pode levar germes e bactérias para a boca, que aumentam as chances de ter cáries e gengivite.

Faça o possível para prevenir esses riscos

Todas essas situações podem ser evitadas quando mães e pais incentivam seus filhos a abandonarem o costume de usar chupeta ou chupar o dedo.

Entretanto, caso a criança já apresente alguma dessas condições, agende uma consulta com um dentista, que fará a avaliação e indicará o tratamento ideal para restaurar sua saúde e bem-estar.

Agora, vem a outra questão que é motivo de apreensão para pais e mães:

Como tirar a chupeta da criança ou incentivá-la a abandonar o hábito de chupar o dedo?

Primeiro, você precisa saber que o ideal é incentivar a criança a abandonar esse hábito preferencialmente antes dos 3 anos de idade.

Saiba que existem algumas técnicas nas quais você pode se inspirar para eliminar esse costume tão prejudicial para a saúde bucal dos pequenos. Veja a seguir.

1. Reduza o uso da chupeta de forma gradativa

Em vez de deixar a chupeta ao alcance da criança a todo momento, para usá-la sempre que tiver vontade, libere o uso em períodos menores durante o dia.

Diminua o uso de forma gradativa, para que a criança se acostume aos poucos a perder esse hábito. Tirar a chupeta de forma repentina pode causar estresse e incentivar que os pequenos desenvolvam outros hábitos, como chupar o dedo, roer as unhas, entre outros.

2. Proponha a troca por outros itens

O uso da chupeta e o hábito de chupar o dedo estão relacionados com o desejo de buscar conforto. Então, ofereça alternativas que passem a mesma sensação, como o brinquedo preferido, um paninho ou um cobertor. Lembre-se sempre de elogiar a criança quando ela topar fazer a troca.

3. Converse sobre as consequências desse hábito

Explique para a criança que ela está crescendo e fale sobre os problemas que o costume de chupar chupeta ou dedo pode trazer para seus dentes e sua saúde. Converse de forma leve e use palavras simples, para facilitar o entendimento.

Outra solução, ainda melhor, é contar com ajuda profissional. Ou seja: leve-a a um odontopediatra, que explicará os problemas que esse hábito pode causar para a sua saúde bucal.

Agora que você entendeu os riscos e conferiu nossas dicas, você gostaria de uma ajuda extra para essa missão tão desafiadora? Chame nossa equipe no WhatsApp. Temos um time de dentistas em Joinville especializados em conduzir essa transição da melhor forma possível, pensando acima de tudo no bem-estar da criança.

Por fim, caso você queira ver algumas dicas sobre como levar os pequenos ao dentista, convidamos você a ler este conteúdo: Como preparar as crianças para que ir ao dentista seja uma experiência positiva?

Leave a Reply