Skip to main content

Ir ao dentista pode ser algo preocupante para as crianças; aliás, alguns adultos também “têm medo” de ir ao dentista, não é mesmo? No entanto, cuidar do sorriso desde cedo é essencial para garantir a saúde bucal durante toda a vida.

Então, para tornar esse momento uma experiência tranquila e divertida para os pequenos, preparamos 7 dicas que ajudarão você nessa missão.

1. Não demore para agendar a primeira consulta

Leve a criança ao dentista pela primeira vez bem cedo, para que ela já se acostume com a situação.

Quanto mais ela demorar para ir, mais ouvirá opiniões de familiares e amigos que não gostam de ir ao dentista ou que, até mesmo, evitam fazer consultas periódicas por causa de algum receio ou trauma.

Assim que aparecerem os primeiros dentes, leve o bebê para se consultar com um odontopediatra.

2. Prepare a criança com antecedência

Explique como acontece a visita ao dentista. Fale sobre o consultório, descreva o atendimento da equipe na clínica, deixe claro que o profissional irá olhar todos os dentes e fazer a limpeza para que fiquem fortes e saudáveis.

Jamais minta para a criança. Não diga que vocês vão apenas fazer um passeio para, então, levá-la à sua consulta odontológica. Isso poderá deixá-la insegura. Afinal, se não fosse motivo para se preocupar, por que você não contaria a verdade a ela. Concorda?

Portanto, trate o momento com honestidade e use palavras positivas, para que a criança associe a visita ao dentista com um momento leve. Dizer frases como “Não se preocupe, é rapidinho” pode passar a impressão de que a ida ao dentista é uma situação desconfortável.

Ainda, se a clínica tiver perfil no Instagram, mostre fotos e vídeos dos ambientes e das pessoas da equipe, para ajudá-la a se familiarizar. 

3. Transforme a visita ao dentista em uma brincadeira

Proponha um momento de diversão em casa, antes da consulta. Peça, por exemplo, para a criança se sentar e abrir a boca para vocês contarem quantos dentes ela tem.

Reforce esse momento como uma experiência positiva e divertida. Dessa forma, a criança já se acostuma com a ida à clínica para cuidar de seu sorriso.

4. Leve um de seus brinquedos preferidos

Ter um brinquedo durante a consulta ajuda a criança a se sentir mais à vontade. Se for uma boneca, um personagem ou algum bichinho de pelúcia que tenha um sorriso, explore o lado lúdico, dizendo que o brinquedo também quer cuidar da saúde dos dentinhos.

5. Ofereça uma pequena recompensa

Recompensar a criança após o atendimento também a ajuda a entender que ir ao dentista é algo positivo. Combine de dar a ela um mimo ou levá-la para comer algo de que ela goste depois da consulta.

6. Transforme a ida ao dentista num momento em família

Ao marcar a consulta para a criança, agende também para outra pessoa da família: um irmão mais velho, avó, tia, primo… Saber que tem um familiar fazendo o mesmo que ela na clínica possivelmente a deixará mais tranquila.

7. Escolha o odontopediatra certo

Procure um profissional e uma clínica que sejam especialistas no atendimento pediátrico. Assim, o ambiente será mais acolhedor para ela, e o dentista estará preparado para lidar com a criança de forma amigável e conduzi-la da melhor forma caso ela fique apreensiva.

Cuidar do sorriso desde cedo é essencial para manter a saúde bucal até a fase adulta. Por isso, em nossa clínica você encontra a Naturale Kids, que oferece uma série de tratamentos.

Nossos especialistas em odontopediatria atendem desde a gestação, com cuidados específicos no pré-natal odontológico, seguida pela primeira consulta do bebê, até o nascimento e a posição correta dos dentes permanentes.

Na Naturale as crianças são recebidas em um ambiente amistoso, que as deixa confortáveis desde a chegada à clínica até o fim da consulta. Elas podem, inclusive, escolher o que querem assistir na televisão.

Você deseja receber mais informações sobre a Naturale Kids ou agendar a primeira consulta com um odontopediatra em Joinville? Chame a nossa equipe no WhatsApp. Para nós será um prazer tratar esse momento com a tranquilidade e o conforto que as crianças merecem.

Leave a Reply