Ao ouvir falar sobre ortodontia, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça?
É comum pensarmos que essa área da odontologia está mais focada na estética. Mas os procedimentos ortodônticos entregam muito mais que isso, como mostraremos abaixo.
Neste artigo você entenderá o que é ortodontia, os casos para os quais ela é indicada e quais as opções de tratamentos que oferecemos aqui na Naturale Odontologia.
O que é ortodontia?
Ortodontia é a especialidade da odontologia dedicada a corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares.
Para você entender melhor, veja, por exemplo, alguns casos que podem ser corrigidos com procedimentos ortodônticos:
- Dentes mal posicionados ou com espaçamento entre eles, que podem incomodar pacientes pela estética;
- Dentes que se sobrepõem, dificultando a limpeza, o que no longo prazo pode resultar na sua perda por causa de doenças periodontais;
- Dentes e maxilares desalinhados, que podem causar dificuldades na mastigação, disfunção da articulação temporomandibular, dores de cabeça e até mesmo dores no pescoço, costas e ombros.
Enfim, após ver esses exemplos, você percebe que o tratamento ortodôntico trata também a parte estética, mas que vai muito além de aparência, não é mesmo? Afinal, o propósito da ortodontia é proporcionar mais saúde e bem-estar para pacientes.
Quais são os tipos de tratamentos?
Atualmente temos disponíveis na odontologia mais possibilidades para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Aqui na Naturale Odontologia chamamos esses procedimentos de ortodontia inteligente, pois trabalhamos com as metodologias mais modernas da área:
- Os aparelhos autoligáveis,
- As placas alinhadoras,
- E, claro, com os clássicos aparelhos ortodônticos.
Os dois primeiros da lista acima — os aparelhos autoligáveis e os alinhadores — são opções mais rápidas e eficazes. No entanto, precisamos destacar que todas elas devolvem a saúde e a beleza do sorriso de pacientes com segurança e conforto.
Quem é o profissional responsável pelos tratamentos ortodônticos?
O especialista nesses procedimentos é o ortodontista. Além de concluir os cinco anos do curso de odontologia, o dentista ainda deve fazer uma especialização em ortodontia para, então, se tornar um ortodontista.
Qual é a opção ideal para restaurar a saúde e a estética do seu sorriso?
Isso só quem pode responder é o profissional da ortodontia, e somente depois de fazer uma avaliação completa dos seus dentes e da configuração da sua mordida.
Atualmente, é comum que pacientes busquem um profissional ortodontista interessados nas facilidades das placas alinhadoras. Mas tudo depende da avaliação clínica e de exames para ter a certeza de qual será o melhor tratamento para o seu caso.
Após a avaliação, o ortodontista apresenta cada uma das opções, explica como esses tratamentos funcionam e, junto ao paciente, define qual procedimento será o ideal para melhorar a funcionalidade e a estética do seu sorriso. Em seguida, o ortodontista faz o planejamento e, por fim, profissional e paciente executam o tratamento definido.
Independentemente da opção escolhida, todas demandam alguns cuidados por parte do paciente e o acompanhamento constante para verificar a evolução do tratamento e realizar ajustes.
Veja abaixo um pouco de como são as etapas da ortodontia — desde a consulta e o planejamento até a execução — aqui na Naturale Odontologia, com o Dr. Thiago Roberto Gemeli.
Você está em busca de dentista em Joinville e quer saber mais sobre os tratamentos? Chame a nossa equipe de especialistas no WhatsApp. Será um prazer apresentar a você todos os tratamentos e conversar sobre a melhor opção para restaurar o seu sorriso.
Separamos também estes conteúdos para você:
Clareamento dental: como alcançar o melhor resultado?
7 indicadores de que uma clínica odontológica oferece alta qualidade no atendimento