Dentes do siso: você precisa tirá-los?
Uma das causas mais comuns da dor de dente tem a ver com os sisos. Então, neste conteúdo você encontrará as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema: o que são os dentes do siso, quais as razões para extraí-los, quando fazer isso e quais são os cuidados necessários para garantir a sua saúde bucal.
Para começar, precisamos esclarecer:
Qual é o dente do siso?
O siso, ou terceiro molar, é o último dente a nascer. Isso acontece, geralmente, quando a pessoa tem entre 17 e 21 anos — por isso ele é conhecido como o dente do juízo.
Quando é necessário extrair os sisos?
Como os sisos são os últimos dentes da arcada dentária, por estarem no fundo de nossa boca, sua higienização é mais difícil. Dessa forma, é comum que se acumulem resíduos de alimentos nessa região, causando placa e gengivite — fatores que, no longo prazo, podem ocasionar lesões de cáries. Essa é a primeira razão que leva uma pessoa a ter dor de dente relacionada aos sisos.
No entanto, outro motivo é a falta de espaço na arcada dentária para o siso nascer. Ou seja, esse molar fica coberto: uma parte envolta pela gengiva e a outra pelo osso.
Nesse caso, a gengiva que fica sobre ele pode, ao longo do tempo, passar por períodos de inflamação. Novamente, temos uma condição que resulta em dor de dente para a pessoa, e isso ainda gera riscos de infecções e outras complicações.
Uma vez que existem situações em que os terceiros molares não têm espaço suficiente, pode acontecer também de os sisos prejudicarem o alinhamento dos outros dentes ao nascerem.
Por que, às vezes, os sisos não nascem?
Ainda, há casos em que, mesmo após a pessoa passar dos 21 anos, os sisos não nascem. Isso pode indicar que a pessoa tem agenesia, que significa a ausência do dente do siso. Em outras palavras: esses dentes não se formaram, o que pode acontecer com apenas um deles ou até mesmo com os quatro sisos.
Porém, muitas vezes o dente está lá, mas não nasceu pelos motivos que vimos no tópico acima. Afinal, o mais comum é que a pessoa tenha os quatro sisos: dois em cima, dois embaixo.
Todo mundo precisa extrair os sisos?
Na verdade, não. Quem vai responder se uma pessoa deve ou não extrair os sisos é o dentista, após avaliar as condições de higiene e fazer exames radiográficos.
Apenas com o exame clínico não é possível identificar todas as circunstâncias desses molares. Por isso o profissional solicita uma tomografia computadorizada e uma panorâmica. Esses exames são indispensáveis para que o cirurgião-dentista consiga avaliar e planejar a cirurgia, caso seja necessário fazer a extração dos sisos.
Por fim, caso o dentista tenha constatado que o paciente precisa da cirurgia, existem alguns cuidados essenciais para a recuperação.
Quais são as recomendações pós-operatórias?
Siga estes cuidados para que a cirurgia seja bem-sucedida:
- Alimente-se apenas com comidas líquidas e pastosas, sempre frias, nos 5 dias após a extração dos sisos;
- Evite exposição solar nos dias seguintes;
- Tome a medicação prescrita por seu dentista corretamente, que ajudará na cicatrização e evitará inflamações e infecções;
- Retorne ao dentista para tirar os pontos 7 dias após a cirurgia.
Agora você sabe, enfim, que precisa ter bastante atenção com a higiene e as condições dos seus sisos, não é mesmo?
Para encontrar um dentista em Joinville que ajude você a cuidar da sua saúde bucal e identifique se existe a necessidade de fazer a extração dos seus sisos, chame a equipe da Naturale Odontologia no WhatsApp.
Será um prazer, para nós, solucionar todas as suas dúvidas e fazer você sorrir desde o nosso primeiro contato.