A dor de dente é um sinal de que existe algo acontecendo em sua boca que precisa de atenção.

Ou seja, antes de continuar a leitura deste artigo para conhecer as principais causas da dor de dente, você deve saber que, a qualquer sinal de incômodo, você precisa agendar uma consulta com um dentista quanto antes. Desse modo, ao tratar as causas logo no início, você evita complicações e recupera sua saúde bucal e o seu bem-estar.

Vídeo:

Estou com dor de dente, o que pode ser? – Naturale Odontologia

Neste conteúdo apresentamos a você quais costumam ser as razões mais comuns da dor de dente. Assim você já terá uma ideia do que está havendo ao marcar sua consulta odontológica.

Então, veja agora quais são as 4 principais causas da dor de dente.

1. Sensibilidade

A dor decorrente da sensibilidade dos dentes costuma aparecer com a variação brusca de temperatura, ocasionada principalmente quando a pessoa consome alguma bebida ou comida muito gelada.

Esse incômodo é fácil de se identificar como sensibilidade pois a dor geralmente é breve — o desconforto desaparece em poucos segundos.

Para solucionar essa condição, existem algumas opções de produtos e tratamentos odontológicos. Quem poderá indicar a melhor opção para o seu caso é um dentista.

2. Cárie

A dor provocada pela existência de uma cárie também pode aparecer pela variação de temperatura que vimos acima. Porém, em estágios mais avançados, a pessoa sente uma dor contínua, mais intensa e que acontece de forma pontual.

Quando os sintomas e a avaliação feita por um dentista — por meio de exames — confirmam a existência de uma cárie, o dente deverá ser tratado. Em alguns casos, o paciente pode precisar até mesmo de um tratamento de canal.

No entanto, é fundamental saber que existem casos em que um paciente tem cárie mas não sente dores. Mesmo assim, a pessoa precisa de um tratamento, antes que o problema se agrave.

Isso reforça a necessidade de se consultar periodicamente com um dentista. Dessa forma, qualquer condição que interfira na sua saúde bucal poderá ser diagnosticada e tratada logo no início.

3. Bruxismo

Se a dor que você sente vai além de um incômodo nos dentes, como a dor na mandíbula ou no seu rosto, e se ela aparece principalmente pela manhã, logo após você acordar, é possível que você esteja com bruxismo ou apertamento dos dentes.

A dor sentida por essa condição acontece por causa da pressão que a pessoa faz sobre os seus dentes ao apertá-los ou rangê-los, seja durante o sono ou em situações de estresse e muita concentração.

4. Sisos

Os dentes do siso também podem trazer incômodos e dores, não apenas no período em que nascem como também por condições que exigem o acompanhamento de um dentista.

Afinal, a dificuldade de higienização dos sisos e a falta de espaço para esses dentes nascerem devem ser observadas com o propósito de evitar complicações, que podem iniciar com dores na região.

Enfim, agora você já sabe quais são as principais causas da dor de dente. Lembre-se de que para todos esses casos existe tratamento, e que o melhor é identificar a causa logo no início para evitar complicações que comprometam a sua saúde.

Então não espere sentir dores para ir ao dentista. O ideal é fazer uma consulta de rotina a cada 6 meses para realizar o acompanhamento da sua saúde bucal. Dessa forma, as chances de sentir dores ou quaisquer outros incômodos se tornam muito menores.
No entanto, caso você já esteja sentindo algum tipo de dor que listamos acima e esteja em busca de dentista em Joinville, chame a Clínica Naturale no WhatsApp. Estamos à sua disposição para solucionar suas dúvidas e ajudar você a recuperar seu bem-estar.