A sensibilidade nos dentes é uma condição que provoca uma dor intensa e passageira ao ingerir alimentos e bebidas muito frios ou quentes.
Sobretudo, a sensibilidade nos dentes está relacionada com a exposição da dentina, a parte interna do dente, que fica protegida pelo esmalte. Quando o esmalte está enfraquecido ou lesionado, a dentina torna-se vulnerável aos estímulos externos.
A seguir, entenda melhor sobre os fatores que podem provocar a sensibilidade nos dentes, os sinais dessa condição e como evitar essas dores com medidas simples.
O que provoca a sensibilidade?
Em princípio, a sensibilidade nos dentes é uma dor que costuma ser aguda e rápida. Acontece quando os dentes entram em contato com alimentos específicos. Além de bebidas quentes ou geladas, é possível sentir essa sensibilidade também ao consumir doces e alimentos cítricos.
Tal hipersensibilidade ocorre devido à exposição da dentina — camada ligada à polpa do dente que protege as terminações nervosas —, e é motivada por uma série de fatores que explicaremos melhor adiante.
Alimentos e bebidas ácidas
Bebidas como refrigerantes, isotônicos, cerveja, e alimentos como tomate, vinagre e frutas cítricas agem dissolvendo de forma gradual o esmalte dentário, aumentando as chances de exposição da dentina.
O hábito de escovar os dentes imediatamente após ingerir esses alimentos, a fim de resolver o problema, pode, ao invés disso, piorar a situação, uma vez que o creme dental reage com os ácidos e acelera a corrosão. O recomendado é aguardar pelo menos 30 minutos antes de fazer a higienização bucal.
Escovação muito intensa
Caso você escove seus dentes com força, saiba que isso também leva ao desgaste do esmalte dentário.
Portanto, para evitar que isso aconteça, opte por escovas de cerdas macias e adote movimentos circulares e suaves durante a escovação, sem aplicar muita pressão sobre os dentes e gengivas.
Bruxismo
O bruxismo é o ato de ranger e apertar os dentes involuntariamente — durante o sono ou atividades que exigem muita concentração, por exemplo —, e é uma condição que afeta milhares de pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial é acometida por bruxismo. No Brasil, o número é ainda maior: pode chegar a 40%, porcentagem que aumentou durante a pandemia de covid-19.
O ato de ranger os dentes, por ser frequente e intenso, também leva ao desgaste do esmalte, provocando, assim, a exposição da dentina — nos aprofundamos sobre o bruxismo neste artigo: Você desconfia de que tem bruxismo?
Problemas na gengiva
Outro fator que causa a sensibilidade nos dentes é a inflamação gengival, também conhecida como gengivite. É desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, que irrita e infecta a gengiva. Esse processo, enfim, faz com que a gengiva fique retraída, deixando a raiz do dente exposta e mais sensível ao frio, calor, doce ou ácido.
Então, manter a boa higiene bucal — escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia — ajuda você a prevenir problemas na gengiva.
Contudo, visitar o dentista para fazer uma limpeza profissional e verificar se há sinais de doença periodontal é também uma medida indicada no caso de sensibilidade dos dentes.
Cuidados simples para evitar a sensibilidade
Além das dicas que mencionamos junto das causas que levam a essa condição, há também outras formas de evitá-la.
Antes de mais nada, preste atenção na escova de dentes que você costuma usar. Os modelos com cerdas macias ajudam a higienizar os dentes corretamente, sem que isso potencialize a sensibilidade.
Analise também como está a sua rotina de higiene bucal. Escovar os dentes após as refeições, sem se esquecer da língua e sem deixar de usar o fio dental, é fundamental para evitar a sensibilidade nos dentes.
Por fim, visite um dentista para entender melhor as causas que estão levando à sensibilidade. Dessa forma, é possível iniciar os tratamentos específicos, voltados para a sua condição. Esse é o caminho mais seguro para você lidar com esse desconforto da melhor forma.
Entre em contato para agendar um horário com a equipe Naturale Odontologia.