Durante a gestação, as mulheres precisam ter uma infinidade de cuidados para manter sua saúde e a de seu bebê: consultas com profissionais da medicina de diversas especialidades, exames de sangue, exames de pré-natal, acompanhamento clínico, entre outros.

Além disso, você sabe qual é outro item que precisa de atenção?

Você acertou se respondeu que é a saúde bucal.

Pois é, muitas pessoas nem imaginam; porém, se a higiene oral não estiver em dia, isso pode representar riscos não apenas para a gestante, como também para o desenvolvimento do bebê.

Você sabia?

Estudos científicos relacionam a falta de cuidados para manter a saúde bucal durante a gestação com o surgimento de doenças na mãe e no feto. Abaixo explicamos melhor.

Por que grávidas precisam ter mais cuidados com a higiene bucal na gravidez?

Com toda a certeza, você já sabe que gestantes passam por uma série de alterações hormonais. Portanto, com tantas mudanças acontecendo em seu corpo, estima-se que 50% a 70% das mulheres tenham gengivite durante a gestação.

Fonte: artigo “Gestação e Saúde Bucal: Importância do pré-natal odontológico”

No entanto, ainda existem riscos de doenças periodontais — aquelas que atingem as estruturas que sustentam os dentes. Em formas mais agressivas da periodontite, é possível que as consequências da doença interfiram no desenvolvimento do bebê.

Desse modo, a doença pode comprometer a nutrição do feto e resultar até mesmo em partos prematuros (aqueles que ocorrem com menos de 37 semanas) e no nascimento de bebês com peso mais baixo (menos de 2,5 kg).

Nos casos ainda mais graves, bactérias e substâncias inflamatórias podem entrar na corrente sanguínea da mulher, seguindo então para a placenta e se espalhando também pela circulação sanguínea do bebê. Em situações assim existe ainda a chance de ocorrer aborto espontâneo.

Como prevenir esses riscos durante a gravidez?

Apesar de preocupantes, existem formas de se prevenir para evitar essas complicações, e mostraremos agora para você:

1. Cuide da higiene bucal

Faça o básico que você já conhece: escove os dentes após as refeições e passe fio dental todos os dias.

O fio dental é extremamente importante porque consegue remover restos de alimentos presos entre os dentes. Dessa forma, você evita a formação da placa bacteriana e de problemas na gengiva.

2. Consulte-se com dentista regularmente

Prevenção e saúde precisam estar sempre presentes na vida das gestantes. Sendo assim, mantenha as consultas odontológicas em dia, para realizar as avaliações e tratamentos necessários para esse período em que gestante e bebê precisam de tanta atenção.

3. Alimente-se bem

Uma dieta saudável, equilibrada e rica em nutrientes é mais um ponto a favor para a manutenção da saúde oral e de todo o organismo. Assim, o bebê também se beneficia.

4. Está pensando em engravidar? Intensifique os cuidados com a higiene bucal desde já

Caso você esteja tentando engravidar ou pense em começar a tentar em breve, aumente a atenção com a higiene de sua boca por completo, seguindo todos os passos acima.

5. Esteja atenta aos sintomas de doenças bucais

Os sintomas mais comuns são: gengivas inchadas e avermelhadas, casos de sangramento durante a escovação e sensibilidade nos dentes.

Portanto, se você perceber qualquer um desses sinais, agende uma consulta com dentista imediatamente. Dessa maneira, você terá toda a atenção que precisa para realizar o tratamento necessário.

Enfim, como você viu neste conteúdo, a saúde bucal na gestação é muito mais importante do que se imagina. Por isso, não pense duas vezes se tiver qualquer dúvida em relação ao seu sorriso ou se já fizer mais de seis meses desde a última vez em que você foi a uma consulta odontológica.

Caso você esteja à procura de dentista em Joinville, saiba que a equipe da Naturale Odontologia está a postos para esclarecer suas dúvidas e recebê-la em nosso consultório.

Será um prazer conversar com você para lhe passar mais informações sobre prevenção e cuidados. Afinal, queremos que a sua gestação seja mais saudável e segura — para você e seu bebê. Então, entre em contato com a gente pelo nosso WhatsApp.

One Comment