Skip to main content

Você já ouviu falar da odontologia do sono?

A relação entre a saúde bucal e a qualidade do sono abriu precedentes para que uma nova vertente surgisse no universo odontológico: a odontologia do sono. Essa área credencia o dentista a atuar no tratamento de diversos problemas respiratórios associados ao sono.

Entre eles, podemos citar o ronco, a apneia e os distúrbios relacionados ao processo mastigatório, como o bruxismo noturno.

Distúrbios do sono tratados pela odontologia

Estes são os três principais distúrbios do sono relacionados à odontologia:

  • Apneia,
  • Ronco,
  • Bruxismo.

Veja a seguir mais informações sobre cada um deles.

Ronco

É o resultado da restrição parcial do fluxo de ar durante o sono. O ronco ocorre devido ao enfraquecimento dos músculos da língua e da garganta. Acontece quando a pessoa relaxa a língua enquanto está dormindo, e então esse órgão toca a parede posterior do interior do pescoço.

Assim, esse movimento da língua acaba obstruindo a passagem do oxigênio. Dessa forma, provoca uma vibração que, por sua vez, causa o ronco. Essa condição é capaz de originar outro distúrbio mais sério: a apneia.

Apneia

Se você costuma dormir de boca aberta, certamente já passou por algum episódio de apneia.

Ela é uma interrupção temporária da respiração, que pode ocorrer algumas vezes durante o sono. Associada a essa condição, há também a diminuição do fluxo salivar, provocada pela boca aberta, que faz com que a mucosa oral fique ressecada.

Ainda, entre as condições associadas ao ronco e à apneia está o aparecimento de doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite.

Bruxismo noturno

Também conhecido como bruxismo do sono, é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Esse problema acontece de maneira inconsciente, sendo causado por contrações rítmicas dos músculos mandibulares.

Se você já acordou com dores inexplicáveis na mandíbula ou na cabeça, é possível que esteja sofrendo de bruxismo. Geralmente, essa condição está relacionada ao estresse do dia a dia.

Você quer saber mais sobre o bruxismo?

Então convidamos você a ler nosso artigo sobre o tema: Você desconfia de que tem bruxismo?

Consequências do bruxismo na dentição

Existem casos em que o bruxismo chega a gerar problemas sérios, como deixar os dentes doloridos, desgastados e até amolecidos, o que pode provocar sua perda.

Além disso, é capaz de danificar o osso ao redor dos dentes e o tecido da gengiva. Também existe a possibilidade de haver um sério comprometimento da articulação da mandíbula, levando à síndrome temporomandibular.

Como melhorar ou curar distúrbios do sono?

Doenças do sono associadas à odontologia são tratadas com a combinação de algumas atitudes. Primeiramente, você deve buscar um estilo de vida saudável, com a combinação de atividades físicas e alimentação adequada.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia, 52% dos brasileiros acordam cansados. São muitos os motivos que prejudicam a qualidade do sono, por exemplo: estresse, ansiedade e preocupações do dia a dia.

Por outro lado, a prática de exercícios físicos melhora os sintomas de insônia e apneia e promove regulação hormonal. A mudança dos hábitos alimentares, como a redução do consumo de cafeína e de substância estimulantes, também contribui de maneira considerável para a saúde do seu sono.

Outra dica fundamental: consulte-se com um dentista especialista em distúrbios do sono.

Além da prevenção — com o apoio da mudança do estilo de vida —, é necessário haver um tratamento apropriado. 

Isso acontece, portanto, após a investigação do problema de maneira multidisciplinar; um trabalho conjunto entre o dentista e médicos de outras especialidades. O procedimento mais comum para buscar o diagnóstico é o exame de polissonografia, que monitora o sono do paciente.

Caso os exames confirmem a existência de algum distúrbio, o dentista indica o tratamento de acordo com a condição do paciente. Isso envolve, por exemplo, a confecção de moldeiras para bruxismo ou de aparelhos intraorais personalizados.

Você sabia que a Naturale Odontologia oferece tratamentos com foco em saúde do sono? Para saber mais sobre o assunto, converse com a nossa equipe pelo WhatsApp. Estamos à sua disposição para esclarecer dúvidas e oferecer o melhor tratamento para a sua saúde.

Leave a Reply