A restauração dentária é um dos procedimentos mais procurados em clínicas odontológicas. Então, para ajudar você a fugir de fake news em relação ao tema, desmistificamos alguns mitos e trouxemos apenas verdades neste artigo.
Mito ou verdade?
Restaurações servem apenas para recuperar a estética dos dentes
Mito! É claro que elas são recomendadas para restaurar a estética do sorriso, como alterar o formato dos dentes e ajustar o espaçamento entre eles. Mas sua função vai além disso.
O tratamento feito por meio da restauração dental também recupera dentes danificados por cáries, traumas, fraturas e desgastes excessivos. Portanto, nesses casos, a restauração tem o papel de recuperar a funcionalidade dos dentes e o conforto na mastigação.
Assim, a parte estética acaba sendo uma consequência, porque, ao recuperar o dente, a restauração melhora também sua aparência.
Mito ou verdade?
Restaurações dentais são muito visíveis
Depende. Se considerarmos as restaurações mais antigas, feitas em amálgama, elas são realmente fáceis de se identificar.
No entanto, hoje temos materiais bastante modernos na odontologia, que entregam propriedades ópticas muito semelhantes às de um dente natural.
Dessa forma, dentistas especializados nesse tipo de tratamento conseguem criar restaurações que se tornam imperceptíveis, não apenas no aspecto visual como também funcional.
Isso significa que a capacidade técnica e a habilidade do profissional também interferem no resultado. Afinal, além de usar materiais de alta qualidade, o dentista deve saber moldá-los e finalizá-los de maneira que a restauração se torne natural e harmoniosa com os dentes ao redor.
Mito ou verdade?
O tratamento de restauração é doloroso
Mito! O procedimento costuma ser indolor, feito com anestesia local.
O que acontece em alguns casos é que os pacientes sentem um pouco de desconforto e sensibilidade, mas isso é normal nos primeiros dias após o tratamento, especialmente em restaurações mais profundas. Porém esses incômodos desaparecem em poucos dias.
Caso a sensação de desconforto se prolongue, é necessário agendar uma nova consulta com o dentista para verificar as causas.
Lembre-se de que, para ter um excelente resultado, é preciso buscar um profissional especialista em restaurações dentais.
Mito ou verdade?
Todas as restaurações são iguais
Mito! Existem diferentes tipos.
Antigamente, as restaurações eram feitas com amálgama, um material bastante diferente das propriedades do dente, como vimos acima.
Hoje, as restaurações são geralmente feitas de porcelana ou de resina composta — este segundo é o material mais utilizado por dentistas, pois estão disponíveis em opções que se adaptam a uma série de características dos dentes naturais e entregam um ótimo custo-benefício.
Enfim, cada material possui atributos distintos em relação à estética, resistência, durabilidade e recomendações clínicas. Para saber qual é a melhor indicação para o seu caso, consulte um dentista. Somente esse profissional é capaz de lhe dar essa resposta, após realizar os exames necessários.
Mito ou verdade?
As restaurações dentárias exigem cuidados especiais
Mito! Elas demandam os mesmos cuidados que os dentes naturais. Ou seja: escovação pelo menos três vezes por dia, uso de fio dental diariamente ou junto às escovações e visitas regulares ao dentista — pelo menos a cada seis meses.
Mas existem outros cuidados que ajudam a preservar a integridade e longevidade das restaurações, como evitar hábitos prejudiciais à saúde bucal; por exemplo, roer as unhas e morder objetos duros.
Mito ou verdade?
A restauração prejudica os dentes naturais
Mito! O objetivo da restauração é justamente o oposto: preservar a estrutura dental natural, restaurando apenas a área afetada.
Então, desde que realizada por um profissional especializado, ela soluciona o avanço das condições que prejudicaram o dente e recupera sua estética e função.
Mito ou verdade?
As restaurações dentais não são duráveis
Mito! Elas são, sim, um tratamento com resultado durável, desde que bem-feitas pelo profissional e bem-cuidadas pelo paciente, seguindo as recomendações listadas acima e as orientações do dentista.
Entretanto, com o passar do tempo, as restaurações podem sofrer desgastes ou danos, o que deverá ser avaliado e reparado por um profissional.
Enfim, esses são alguns mitos comuns quando falamos sobre restaurações dentárias. Cuidado para não se deixar enganar por mitos e achismos. Se você tiver qualquer dúvida ou precisar de mais informações, converse com a equipe Naturale pelo WhatsApp.
Para ver mais dicas como essas, acompanhe nossos conteúdos e siga a Naturale Odontologia no Instagram: @naturaleodontologia.