Skip to main content

A busca por um sorriso menos amarelado faz com que muitas pessoas procurem na internet ou nas redes sociais formas caseiras de como clarear os dentes.

Embora a internet seja uma ferramenta com inúmeras possibilidades para encontrar qualquer tipo de informação, muitos dos resultados obtidos para “clareamento dental” são receitas caseiras ineficazes e que podem até trazer riscos para a saúde bucal.

Entenda melhor quais são esses riscos a seguir.

Como clarear os dentes: o aumento dessa procura nos últimos anos

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos odontológicos estéticos em todo o mundo. Durante o período de 2015 a 2019, por exemplo, houve um aumento significativo na procura por esses tratamentos no país, triplicando a demanda e, consequentemente, impulsionando o valor investido pelos brasileiros nesses procedimentos.

Diante disso, o clareamento dental é um dos procedimentos mais requisitados. Afinal, com a reação química que acontece após a aplicação do gel clareador, ocorre a liberação de oxigênio e subprodutos dentro do dente. Assim, o oxigênio quebra as moléculas grandes e escuras que causam a alteração de cor, o que proporciona um sorriso mais branco.

Essas moléculas escuras são chamadas de “cromóforos orgânicos”, e são capazes de absorver luz com muita facilidade. Isto é, quanto maior sua concentração, mais escurecido o dente se torna. A coloração escura absorve mais luz à medida que a cor branca a reflete.

Neste conteúdo explicamos mais sobre odontologia estética e os seus tratamentos, incluindo o clareamento dental.

Mas como clarear os dentes em casa pode ser prejudicial?

Agora que já explicamos brevemente sobre o que acontece nos dentes após a aplicação do gel clareador — quando realizada junto a um dentista —, vamos nos aprofundar nos riscos de colocar em prática as receitas caseiras encontradas em buscas na internet de como clarear os dentes.

1. Surgimento de manchas 

A princípio, quando um paciente realiza o clareamento dental acompanhado por um dentista, o profissional faz recomendações que devem ser seguidas por um período específico de tempo. Por exemplo: evitar alimentos como café, vinho, produtos com corantes e sucos cítricos.

Entretanto, quando é realizado o tratamento em casa e sem a supervisão profissional, é comum que apareçam manchas nos dentes. A remoção dessas manchas resultantes do clareamento caseiro é complexa e demanda a combinação de diferentes tratamentos odontológicos para a retirada total.

2. Agravamento de doenças periodontais 

A orientação de dentistas para a realização de clareamento dental também envolve contraindicações específicas que devem ser seguidas antes do procedimento

Por exemplo, pacientes que tenham gengivite, periodontite e cárie devem primeiramente tratar essas condições para só depois iniciar um procedimento estético. Essa recomendação existe pois os produtos utilizados no clareamento são capazes de agravar essas doenças, prejudicando a saúde bucal e piorando o quadro de sintomas delas.

3. Sangramento gengival

Assim como os casos de gengivite, periodontite e cárie, pessoas com gengivas sensíveis, que enfrentam inflamação e sangramento com frequência, geralmente recebem a recomendação de dentistas para evitar o clareamento dos dentes.

A razão disso é que o gel clareador pode causar mais irritação nas gengivas e aumentar os sangramentos. Mas, com a orientação de um dentista, é possível tratar as condições gengivais e, posteriormente, agendar o clareamento dental com segurança.

4. Sensibilidade nos dentes 

Quem opta por fazer clareamento dental caseiro frequentemente sofre com a sensibilidade dentária. Isso ocorre em virtude da ação do gel utilizado, que penetra na camada superficial do dente e nas bordas da dentina. 

Em contraste com os produtos profissionais que possuem agentes controladores da abrasão, os métodos caseiros podem ser mais agressivos, provocando o desgaste do esmalte — que é a camada protetora externa dos dentes.

A erosão do esmalte expõe a dentina, uma região mais interna e sensível da estrutura dental. Como consequência, surge a sensação de sensibilidade ao ingerir alimentos frios, quentes, doces ou cítricos.

Por que buscar um dentista para o clareamento dental?

Para evitar todos os riscos que mencionamos ao longo deste artigo, o conhecimento de um dentista é essencial. Por meio de uma avaliação completa, esse profissional vai ponderar a indicação desse procedimento, que considera as necessidades e expectativas de cada paciente.

Desde as causas do amarelamento dos dentes até examinar fatores como o grau de pigmentação, sensibilidade dos dentes e histórico dental, o dentista realizará um diagnóstico completo.

Além disso, ao optar pela realização do clareamento dental em uma clínica odontológica, existe a garantia de um tratamento seguro e duradouro, sem os riscos associados aos métodos caseiros.

Agende um horário com a equipe da Naturale Odontologia e conte com as orientações de um dentista para ter os dentes mais brancos.

Leave a Reply